Seu pet tem dificuldade de ficar em pé? Entenda o que pode estar acontecendo

Home / Advice / Seu pet tem dificuldade de ficar em pé? Entenda o que pode estar acontecendo
Seu pet tem dificuldade de ficar em pé? Entenda o que pode estar acontecendo

Seu pet tem dificuldade de ficar em pé? Entenda o que pode estar acontecendo

Irritação, dor, dificuldade em ficar em pé, inchaços e hesitação na hora de sair para passear. Esses são alguns sintomas do reumatismo em pets, afinal, assim como os humanos, os animais também tendem a sofrer alguns problemas de locomoção com o avançar da idade.

Mas a grande questão é que as doenças reumáticas em pets não são exclusivas apenas em cães e gatos idosos, animais mais jovens também podem sofrer com as inflamações nas articulações. Por isso os tutores devem estar atentos aos sintomas.

É importante dizer que reumatismo não se trata de uma doença. O termo na realidade abrange algumas alterações do sistema locomotor, como lesões nas articulações e coluna vertebral.

As doenças reumáticas normalmente aparecem com o passar dos anos, mas também acometem pets mais jovens. Por predisposição racial, os animais de pequeno porte tendem a sofrer mais com inflamações nas articulações, principalmente os condrodistróficos (raças de cachorros com o eixo dos ossos longos torcidos e encurtados). Mas animais grandes também podem desenvolver quadros de artrite quando jovens e em idade senil.

A artrite é a inflamação da cartilagem, enquanto a artrose é a degeneração dela. No caso da artrose é possível retardar a evolução da degeneração da cartilagem com medicamentos a fim de manter a lubrificação, reduzindo os focos de dor

Hoje existem tratamentos que podem facilitar a vida dos pets que sofrem com a condição. Além das medicações, atualmente existem diversas terapias que auxiliam no tratamento, como fisioterapia, acupuntura, natação, entre outras.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Open chat
Chame no Whatsapp!