A piometra é uma doença que pode atingir qualquer cachorra ou gata não castrada, principalmente as que têm mais de cinco anos de idade. Por isso, é importante ficar atento aos sintomas e causas da doença.
Essa doença é causada por uma bactéria que toma conta das paredes do útero do animal. Apesar de não ser muito conhecida, é uma doença relativamente comum nas gatas e cadelas. A bactéria se aproveita do período de cio do animal para entrar no útero e contaminá-las, causando uma infecção. A bactéria que mais comumente causa piometra é a E. coli, mas outras também podem gerar quadros de infecção.
A piometra em cadelas é mais comum, isso porque a bactéria que causa a doença se aproveita de altos índices hormonais de progesterona durante o ciclo sexual para infectar o animal. Como cadelas produzem mais progesterona que gatas, que têm concentrações sanguíneas do hormônio mais baixas e menos frequentes, acaba sendo mais comum entre elas.
Os sintomas incluem:
– Aumento do consumo de água e da produção de urina
– Febre
– Falta de apetite
– Perda de peso, vômitos e diarreia
– Letargia, apatia ou inércia
– Expansão do abdômen
– Descarga vulvar com líquido espesso, escuro e fétido. Esse sintoma acontece apenas em piometra conhecida como “aberta”, mas no caso de piometra “fechada”, não existe essa descarga.
Se seu animal apresentar qualquer um desses sintomas, é importante procurar um médico veterinário. Ele vai indicar o melhor tratamento de piometra. Entretanto, inevitavelmente o tratamento de piometra vai passar pela administração de soro e antibióticos. Depois, é possível que seja recomendada uma solução cirúrgica, ou seja, a esterilização de urgência (ovariohisterectomia). Em casos menos sérios, medicamentos e antibióticos podem ser suficientes para tratamento.
Leave a Reply