Se você possui um pet em casa, com certeza já ouviu falar sobre banho e tosa, um serviço muito comum em pet shops. Mas será que é só estética? É um procedimento exclusivo dos cães? E os Gatos podem ser tosados? Nós da Clube Animal respondemos a algumas das principais dúvidas sobre.

Qual a importância da tosa e quais tipos existem?
De maneira geral, os tipos de tosa podem ser classificados através do instrumento utilizado para realizá-las, cada uma com sua importância. Inclusive o cuidado com os pelos contribui para a limpeza e diminui o risco de doenças.

Tesoura: mais utilizada em pelos longos que precisam ser aparados para manter a pelagem bonita e viçosa, também indicada para quem não tem muito tempo para escovar o pelo longo do seu pet, evitando assim o embolo dos pelos. Para pets mais assustados com o barulho da maquininha e alérgicos também pode ser uma saída.

Máquina: utilizada para tosas higiênicas que contribui na higiene e a saúde do animal, geralmente realizadas nas regiões da barriga, perianal e anal, além de envolver também limpeza e depilação de ouvidos, patas inferiores, limpeza dos olhos e alguns outros cuidados. Também para os cães muito peludos, no verão pode ser muito útil para ajudar a refrescá-los.

Todos os pets precisam ou podem ser tosados?
Algumas raças precisam de atenção, pois não podem ser tosadas por possuirem pelagem dupla, que ajuda a manter a temperatura corporal do pet estável: samoieda, husky siberiano e chow-chow. Para eles a mais apropriada é a tosa higiênica.

Embora a tosa higiênica seja mais comum para cachorros, os gatos também podem receber esses mesmos cuidados. Gatos normalmente possuem o pelo mais longo, o que acaba acumulando sujeiras e fios soltos, além de embaraçar o pelo. Mas atenção, os gatos tendem a se estressar mais durante esse processo. Por isso, é recomendado que a tosa seja feita por um especialista em gatos.

Recomendamos para todas as raças que a tosa higiênica seja feita pelo menos uma vez por mês, já o restante do corpo deve ser tosado de acordo com o clima, estilo de vida e de como o tutor prefere a aparência do seu pet.

Cuidados ao escolher o local para banho e tosa:

– O pet shop deve exibir seu alvará de funcionamento, ter um médico veterinário responsável por ele, bem como os certificados de cursos profissionalizantes de banho e tosa;
– Certifique-se de que os profissionais protegem a orelha do cachorro com algodão especial que repele a água.
– Veja se as toalhas usadas na secagem vêm embaladas e lavadas antes de cada uso, isso evita a contaminação por doenças transmissíveis. Secá-los também deve ser um processo agradável.
– Conheça a equipe e analize o carinho e cuidado com o seu pet.

Aproveite e marque um serviço de banho e tosa para o seu melhor amigo aqui conosco.

Horário de atendimento

Segunda a Sexta 8h-22h
Sábado 8h-18h

Ligue agora ou chame no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *